Sob o tema "Ação de Cidadãos – Queixa-crime contra André Ventura e Pedro Pinto," a presente petição pública reúne atualmente mais de 130 mil assinaturas. Essa petição acusa o presidente do partido Chega e o líder do respectivo grupo parlamentar dos crimes de instigação à prática de crime, apologia à prática de crime, incitação à desobediência coletiva e ofensa à memória de pessoa falecida. Tais acusações decorrem de declarações públicas feitas em decorrência do falecimento de Odair Moniz, ocorrido em 21 de outubro, que foi alvejado por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) em circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas.
Diante desses acontecimentos, André Ventura, na plataforma Twitter/X publicou um tweet onde questiona a legitimidade do número de assinaturas da referida petição pública. Ventura afirmou - “Mais uma fraude da esquerda e do Sistema. Perfis falsos estão aumentando o número de assinantes. Denunciem mais uma mentira descarada para nos atacar. #VERGONHA"
Diante do exposto, é possível concluir que Ventura tem razão ao afirmar que a petição é uma fraude?
Para responder a esta questão, é necessário perceber 2 conceitos.
- O que é fraude?
Segundo o dicionário priberam, fraude é "o ato ou dito com intenção de enganar ou prejudicar alguém (ex: essa história é uma fraude). = Burla, Embuste, Fraudação, Fraudulência, Logro"
- O que é uma petição válida?
Fazendo jus aos artigos desenvolvidos pela DECO PROTESTE e pelo DOUTOR FINANÇAS , uma petição válida, deve ser escrita, conter o propósito e o assunto, e incluir informações de identificação dos peticionário(s). Em relação aos assinantes, para assinar a petição, é pedido apenas o nome completo e o email, podendo também adicionar um comentário. No entanto , como é referido no website responsável pelas petições - petiçãopública , no caso da petição ter como destinatário a Assembleia da República deverá configurar um campo adicional na recolha do "Nº BI/ Cartão de Cidadão".
Obs : Para uma compreensão mais detalhada sobre as petições, recomenda-se a leitura do(s) artigo(s) acima mencionado(s).
Assim, apenas dessa forma, pode-se concluir que André Ventura tem razão ao afirmar que a petição é uma fraude, haja vista que não apresenta os devidos parâmetros legais para ser considerada válida, especialmente no que diz respeito à identificação dos signatários conforme recomendado.
Por outro lado, através de uma análise da lista de signatários da petição em questão e como apresentado no vídeo abaixo, em meros minutos foi possível encontrar mais de uma dezena de assinaturas falsas, ou seja, assinaturas que possuem nomes falsos e que postam comentários propositalmente demonstrativos para salientar de que se tratam de contas falsas, para provar que o número de assinaturas totais não passa de um número falso. Importante salientar ainda que pelo fato de a petição em questão, não exigir o número do RG, muitas assinaturas podem conter nomes verdadeiros, mas que foram repetidamente criados pela mesma pessoa, não podendo assim ser alvo de prova.
Assim, conclui-se que André Ventura tem razão ao afirmar que a petição é uma fraude, não podendo dentro dos parâmetros éticos e legais, ser considerada uma petição válida.
___________________________________
Avaliação PoliticamenteIncensuravel:
VERDADEIRO