O ano de 2024 foi marcado por uma sucessão de crimes violentos que chocaram a sociedade e reacenderam o debate sobre a segurança pública em Portugal. Desde homicídios brutais a episódios de violência armada e ataques a faca, cada caso reflete a complexidade e a gravidade dos desafios enfrentados pelas autoridades no combate ao crime.
Dessa forma, este artigo será atualizado constantemente, reunindo os incidentes mais impactantes ao longo do ano 2025, com foco nos detalhes das ocorrências de forma a monitorizar ao longo do ano num só local os crimes mais MARCANTES do ano.
Nota: Nesta publicação, serão incluídos apenas crimes violentos que resultaram em feridos ou mortes decorrentes do uso de armas de fogo ou armas brancas (facas exclusivamente, não sendo considerado ataques com machados ou outros objetos que não levem à morte da vítima). Serão ainda considerados como Assassinatos, os crimes que levaram à morte de um indivíduo recorrendo ao uso de outro tipo de materiais, como carbonização de corpo, uso de força excessiva, etc.
Não serão considerados crimes como: assaltos, mesmo que envolvam armas de fogo ou armas brancas, desde que não tenham provocado feridos ou mortes; e crimes de violência que não envolveram o uso dessas armas, ainda que possam ter causado feridos.
![]() |
Os crimes mais MARCANTES de 2025 [Record Europa] |
Crimes violentos a 1 de Janeiro de 2025
- Jovem de 19 anos morto a tiro durante a passagem de ano na Amadora - Um homem de 19 anos foi assassinado a tiro, na madrugada desta quarta-feira, na Amadora, durante festejos da Passagem de Ano. (Notícia)
Crimes violentos a 2 de Janeiro de 2025
- Homem morto e criança ferida em esfaqueamento numa rixa em Lisboa - Ataque terá sido provocado por uma discussão entre famílias e suspeito já foi detido. Criança ficou ferida ao pegar na arma do crime. Suspeito já foi detido. (Notícia)
Crimes violentos a 4 de Janeiro de 2025
- Homem gravemente ferido no rosto após ser esfaqueado na Cadeia do Montijo - Um recluso do Estabelecimento Prisional do Montijo, acusado de envolvimento num processo crime relacionado com uma rede de sequestros sob investigação da Polícia Judiciária, foi atingido com uma facada no rosto. (Notícia)
- Homem preso por atacar à facada a avó e o primo em Odivelas - Um jovem de 22 anos foi detido pela PSP na manhã deste sábado, em Caneças, Odivelas, depois de esfaquear a avó, de 70 anos, que sofreu ferimentos graves, e um primo de igual idade. Ambos os feridos foram encaminhados para o hospital. (Notícia)
- Um adepto do Atlético de Rio Tinto esfaqueou o delegado durante um jogo de sub-17 em Valongo - Este sábado à tarde, durante um jogo de futebol de sub-17 em Valongo, um delegado de apoio da União Desportiva de Valongo foi esfaqueado por um adepto do Clube Atlético de Rio Tinto. (Notícia)
Crimes violentos a 6 de Janeiro de 2025
- Tiroteio durante o dia provoca pânico em bairro de Lisboa - A Polícia Judiciária investiga um tiroteio ocorrido na tarde de segunda-feira, num bairro próximo da Portela de Moscavide, em Lisboa. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra disparos de arma de fogo e moradores em pânico, procurando abrigo. A gravação, feita de um prédio, revela uma troca de tiros entre indivíduos na rua e alguém no edifício. (Notícia)
Crimes violentos a 7 de Janeiro de 2025
- Jovem atacado com catana perto da Escola Secundária de São João do Estoril - Tanto o agressor quanto a vítima têm 18 anos, e o incidente resultou de rivalidades entre bairros. O suspeito foi detido pela PSP. (Notícia)
- Dono de café detido por esfaquear jovem de 19 anos em Valongo - Um homem, proprietário de um café, foi detido pela GNR na segunda-feira à tarde, em Valongo, após esfaquear um jovem de 19 anos. O jovem, que sofreu ferimentos graves, foi levado para o Hospital de São João, no Porto. O ataque terá ocorrido devido a uma suposta dívida relacionada a salários em atraso de uma ex-funcionária. (Notícia)
- Octogenário é detido pelo homicídio da mulher em Lisboa - A Polícia Judiciária deteve um homem de 80 anos, suspeito de homicídio qualificado, pela morte da sua mulher de 72 anos, em Lisboa, no dia 7 de janeiro. (Notícia)
Crimes violentos a 8 de Janeiro de 2025
- Homem é detido pela PJ em Santo Tirso por tentativa de homicídio - A Polícia Judiciária (PJ) deteve a 8 de janeiro de 2025, um homem de 39 anos, residente em Santo Tirso, por tentativa de homicídio e violência doméstica agravada. O suspeito usou uma navalha para ferir uma mulher de 27 anos durante uma discussão, colocando em risco a sua vida. O incidente ocorreu na residência da vítima, em Guimarães. (Notícia)
Crimes violentos a 9 de Janeiro de 2025
- Adolescente de 14 anos tentou evitar o assassinato da mãe no Barreiro - A PSP já havia sido informada de um caso de violência doméstica envolvendo a vítima - Um homem foi preso após ter assassinado a mulher, Álcinda Cruz, de 46 anos, com uma arma branca. A vítima foi degolada e sofreu ferimentos graves na região abdominal. O crime foi presenciado pelos filhos, de 6 e 14 anos. (Notícia)
- Ex -militar da GNR dispara e atinge irmão em Barcelos - Uma discussão entre dois irmãos, na tarde desta quinta-feira em Arcozelo, Barcelos, resultou em disparos. Um homem de 60 anos foi atingido por dois tiros e foi atendido no hospital local, com ferimentos ligeiros. (Notícia)
- Mulher esfaqueia irmã e agride sobrinha em Almada - Na tarde de quinta-feira, uma mulher esfaqueou a irmã e agrediu a sobrinha com socos e pontapés em Almada. A agressora fugiu do local, mas mais tarde se dirigiu ao hospital, pois também estava ferida. (Notícia)
Crimes violentos a 11 de Janeiro de 2025
- Homem esfaqueado no Porto - Um homem argelino, de 32 anos, foi esfaqueado neste sábado no Campo 24 de Agosto, no Porto. Segundo informações obtidas pelo CM, a vítima foi atingida no braço esquerdo por outro indivíduo, também de nacionalidade argelina, que utilizou uma arma branca para realizar o ataque. (Notícia)
- Homem detido no Cadaval por esfaquear a companheira na barriga - Um homem de 40 anos foi detido no concelho do Cadaval por esfaquear a companheira na região abdominal, em situação de violência doméstica. (Notícia)
Crimes violentos a 12 de Janeiro de 2025
- Conflito entre imigrantes deixa sete feridos no Martim Moniz - Uma desordem entre dois grupos de imigrantes asiáticos, ocorrida às 14h10 deste domingo, resultou em pelo menos sete feridos, dois dos quais com lesões por arma branca (faca), sendo um atingido nas pernas e o outro nas costas. As causas do incidente permanecem desconhecidas. (Notícia)
- Caso de Homicídio em Rio Maior envolvendo 2 cidadãos de nacionalidade portuguesa - O crime aconteceu no dia 12 de janeiro, na região de Rio Maior, resultando na morte de um jovem da mesma idade. Ambos eram de nacionalidade portuguesa. O incidente teve origem numa discussão entre um grupo de jovens, culminando num ferimento grave numa área vital do corpo da vítima, que precisou de assistência hospitalar. (Notícia)
Crimes violentos a 14 de Janeiro de 2025
- Homem é esfaqueado durante conflito em Cascais - Na noite de terça-feira, três homens envolveram-se em uma rixa numa pastelaria em Pai do Vento, Cascais, resultando em um ferido por facada, que foi hospitalizado. O incidente ocorreu por volta das 22h30. Quando a GNR chegou, um dos envolvidos informou que os outros dois fugiram para um posto de combustível próximo. (Notícia)
Crimes violentos a 17 de Janeiro de 2025
- Dois jovens foram atacados com uma catana no Porto - Dois homens, de 29 e 27 anos, ambos de nacionalidade argelina, foram atacados na noite de sexta-feira com uma catana por um terceiro indivíduo, em pleno centro do Porto. O incidente ocorreu por volta das 23h10, na Rua Visconde de Setúbal. Uma das vítimas sofreu um ferimento na perna direita, além de ter o seu veículo danificado. A outra foi atingida na cabeça. (Notícia)

Crimes violentos a 18 de Janeiro de 2025
- Homem ataca ex-companheira com tentativa de asfixia e golpe de faca na cabeça - No dia 18, o agressor imobilizou a ex-companheira, derrubando-a no chão. Em seguida, apertou seu pescoço até que ela perdesse a respiração e, com uma faca, desferiu vários golpes no seu couro cabeludo e mãos. No fim acabou solto pelo tribunal. (Notícia)
Crimes violentos a 19 de Janeiro de 2025
- Homem sai ileso após bala atravessar almofada enquanto dormia na Amadora - Na manhã deste domingo, um momento de tensão abalou um morador da Amadora, que foi despertado por disparos direcionados à sua residência. Um dos tiros atravessou a janela do quarto e perfurou a almofada onde estava deitado. Apesar do susto, o homem saiu ileso. (Notícia)
Crimes violentos a 27 de Janeiro de 2025
- Homem tenta matar empregado de restaurante em Estarreja após discussão - A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro deteve um homem de 28 anos, suspeito de esfaquear um empregado de restaurante em Estarreja, no distrito de Aveiro, conforme informado esta quinta-feira pela PJ. (Notícia)
Crimes violentos a 28 de Janeiro de 2025
Crimes violentos a 29 de Janeiro de 2025
- Homem é morto no Seixal, e o seu corpo foi incendiado e abandonado num caixote do lixo - Na quarta-feira, 29 de janeiro, um homem foi morto, teve o corpo encharcado em gasolina e foi incendiado dentro de um caixote do lixo, próximo à praia fluvial da Ponta dos Corvos, no Miratejo, Seixal, segundo o "Correio da Manhã". Conforme informações da PSP, o corpo em chamas foi avistado por populares, e um homem dirigiu-se à esquadra do Seixal para alertar as autoridades. (Notícia1) e (Notícia2)
- Sesimbra: Homem mata à facada a mulher e a enteada de 17 anos antes de se suicidar -Um homem matou à facada a mulher, de 45 anos, e a enteada, de 17, em Sesimbra, antes de se suicidar. Segundo a GNR, o crime ocorreu dentro de casa, onde também vivia um bebé, filho do casal. (Notícia)
Crimes violentos a 30 de Janeiro de 2025
- Discussão sobre cigarro resulta em homicídio numa aldeia de Beja - Uma discussão sobre o acendimento de um cigarro entre dois homens numa pastelaria da aldeia de Salvada, em Beja, terminou com a morte de um deles na noite de quinta-feira. (Notícia)
- PSP desloca-se a bairro em Oeiras após rixa com troca de tiros - PSP intervém em rixa com 10 a 15 pessoas no Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo, Oeiras, na noite de quinta-feira, com troca de tiros. (Notícia)
- Homem esfaqueia mulher enquanto dormia, mas é travado pelo filho - Um homem de 32 anos ficou em prisão preventiva por tentar assassinar a companheira com uma faca de cozinha. O crime ocorreu em Silves, Faro, onde ele foi detido a 30 de janeiro. A vítima, que dormia no momento do ataque, foi esfaqueada no pescoço. (Notícia)
- Doente morre dias após ser agredida por outro utente no Hospital de Braga - Uma mulher internada no setor de oncologia faleceu esta quinta-feira no Hospital de Braga, dias após ser agredida por outro utente, informou fonte da unidade hospitalar à Lusa. (Notícia)
Crimes violentos a 31 de Janeiro de 2025
- Mulher encontrada morta no Porto pode ter sido assassinada- Susana Costa, de 48 anos, foi encontrada sem vida no dia 31 de janeiro, no Bairro de Francos, em Ramalde, Porto. Natural de Seroa, em Paços de Ferreira, a mulher estava desaparecida do convívio com familiares e amigos há cerca de um ano, tendo cortado contacto e apagado a sua presença nas redes sociais. A Polícia Judiciária investigou o caso e concluiu que Susana foi assassinada. (Notícia)
Crimes violentos a 3 de Fevereiro de 2025
Crimes violentos a 5 de Fevereiro de 2025
- Homem perde a vida após ser baleado quatro vezes à porta de um ginásio na Amadora - Um homem foi atingido por quatro disparos, esta quarta-feira, à porta da "Academia Fitness" na Avenida 11 de Setembro de 1979, na Amadora, de acordo com a CNN Portugal. A vítima, que morreu no local, foi baleada na cabeça e no peito. Após o crime, o local foi cercado por um grande aparato policial. (Notícia)
Crimes violentos a 7 de Fevereiro de 2025
- Ladrões invadem escola em Lagos durante fuga da PSP; um é baleado no pé - Na tarde de sexta-feira, quatro assaltantes estrangeiros invadiram a Escola Primária n.º 1 do Bairro do Operário, em Lagos, para fugir da PSP. Um dos suspeitos foi baleado no pé e levado para o hospital. (Notícia)
Crimes violentos a 8 de Fevereiro de 2025
- Mulher encontrada morta em restaurante na Amadora foi assassinada pelo namorado - Um homem de 45 anos foi detido e ficou em prisão preventiva após matar a ex-namorada, de 40, num restaurante na Amadora. O crime ocorreu porque o suspeito não aceitava o fim da relação. Ele estrangulou a mulher com um cabo elétrico, depois regou-a com combustível e incendiou o corpo, causando um incêndio no local. (Notícia)
Crimes violentos a 9 de Fevereiro de 2025
- Homem de 35 anos é baleado e morto em café em Fafe - Pedro Oliveira, de 35 anos, foi morto a tiro num café em Vila de Arões, São Romão, Fafe, neste domingo. O suspeito, Joaquim Carneiro, de 65 anos, entregou-se à polícia. (Notícia)
Crimes violentos a 10 de Fevereiro de 2025
Crimes violentos a 14 de Fevereiro de 2025
- Motorista de TVDE baleado no Parque das Nações foge e recebe assistência na estação de serviço de Aveiras - Um motorista de TVDE, de 40 anos, foi baleado no pescoço e na perna durante uma rixa com quatro outros condutores esta sexta-feira, na zona do Oriente, no Parque das Nações, em Lisboa. Após fugir da cidade, procurou auxílio na estação de serviço de Aveiras, na A1, no concelho da Azambuja, sendo posteriormente transportado para o Hospital de Vila Franca de Xira. (Notícia)
Crimes violentos a 16 de Fevereiro de 2025
- Mulher presa por suspeita de esfaquear o marido até à morte. O casal encontrava-se alcoolizado - Uma mulher foi detida pela Polícia Judiciária, suspeita de ter esfaqueado mortalmente o marido na madrugada deste domingo, em Sousela, Lousada. De acordo com informações apuradas pelo Correio da Manhã, os serviços de emergência foram chamados inicialmente para uma paragem cardiorrespiratória. (Notícia)
- Homem que atropelou um bebé em shopping da Maia foi atacado à facada por familiares da criança - Um homem atropelou um bebé de um ano junto ao Mira Maia Shopping na noite de domingo, 16 de fevereiro, e foi esfaqueado por familiares e amigos da vítima após sair do carro. Segundo o Correio da Manhã, o condutor, que apresentava 1,2 g/l de álcool no sangue, foi atacado várias vezes. (Notícia)
Crimes violentos a 17 de Fevereiro de 2025
- Jovem agride mãe com faca por razões banais em Aveiro - Um jovem de 15 anos esfaqueou a mãe, de 39, na noite de segunda-feira em Esgueira, Aveiro, após uma discussão por motivos fúteis. Ambos, de nacionalidade brasileira, foram levados pelo companheiro da mulher ao Hospital de Aveiro. (Notícia)
Crimes violentos a 20 de Fevereiro de 2025
- Esfaqueamento em Tondela - A Polícia Judiciária está a investigar um caso de esfaqueamento que aconteceu na quinta-feira (20 de fevereiro) na aldeia de Coelhoso, na freguesia de Castelões, em Tondela. De acordo com informações do Jornal do Centro, o suposto agressor é um jovem de cerca de 20 anos, enquanto a vítima é um homem com aproximadamente 30 anos. Ambos se conhecem e residem na mesma aldeia. (Notícia)
Crimes violentos a 21 de Fevereiro de 2025
- Homem é esfaqueado na Rua do Benformoso, em Martim Moniz - Um homem de 29 anos, natural da Gâmbia, foi gravemente esfaqueado nesta sexta-feira na Rua do Benformoso, em Lisboa, e precisou de hospitalização. Segundo fonte policial, a vítima sofreu múltiplos golpes nos braços, rosto e tronco, num ataque descrito como extremamente violento, deixando um cenário marcado por uma grande quantidade de sangue. (Notícia)
- Mulher assassinada a tiro pelo marido dois dias após denúncia na GNR em Vila Verde - Isabel Martins, de 61 anos, informou o marido, João Lopes, de 64, na quarta-feira, que iria pedir o divórcio, o que desencadeou uma reação violenta. Após a agressão, Isabel denunciou o caso à GNR de Vila Verde. Dois dias depois, ao saber da queixa, João Lopes assassinou a esposa a tiro antes de tirar a própria vida com a mesma arma, na casa onde ambos viviam, em Vilarinho, no concelho de Vila Verde. (Notícia)
- Jovem esfaqueado durante rixa entre grupos na rua em Almada - Um jovem de 16 anos foi esfaqueado e agredido durante uma rixa entre dois grupos, na noite desta sexta-feira, por volta das 21h30, na Praça João Batista, em Almada. A vítima sofreu ferimentos nos glúteos e costas e foi transportada para o Hospital D. Estefânia, em Lisboa, de acordo com o Correio da Manhã. (Notícia)
Crimes violentos a 22 de Fevereiro de 2025
- Carro estacionado protege homem durante ataque a tiro em Lisboa - Na noite de sábado, por volta das 23h00, um homem na rua na Quinta do Cabrinha, em Lisboa, teve uma sorte improvável ao evitar ser morto durante um ataque a tiro. Quando percebeu um carro a entrar no bairro e a dirigir-se em sua direção, um dos ocupantes do veículo, armado, disparou quatro vezes. O incidente quase terminou em tragédia, mas por sorte a vítima não foi atingida. (Notícia)
Crimes violentos a 23 de Fevereiro de 2025
- Dois irmãos assassinados em casa e os corpos abandonados na Serra da Estrela - Dois irmãos, desaparecidos há uma semana, foram encontrados mortos pela Polícia Judiciária em Unhais da Serra, na Covilhã. As vítimas foram assassinadas em casa e os corpos abandonados a vários quilómetros, em um local isolado. A investigação, iniciada após o alerta da GNR, suspeitava de homicídio desde o dia 23 de fevereiro e focou-se em localizar os cadáveres. (Notícia)
Crimes violentos a 25 de Fevereiro de 2025
- Homem de 84 anos morto à pedrada em terminal rodoviário era natural de Leiria - A vítima, Antenor Mirrado Mendonça, de 84 anos e natural de Leiria, foi brutalmente agredida e apedrejada perto do terminal rodoviário de Campo Grande, em Lisboa. O idoso foi transportado ao Hospital de Santa Maria, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada de terça-feira, 25 de fevereiro. A investigação está em curso para esclarecer as circunstâncias do ataque. (Notícia)
Crimes violentos a 26 de Fevereiro de 2025
- Dois jovens esfaqueados durante rixa perto de escola na Moita - Dois jovens foram esfaqueados ao início da tarde desta quarta-feira nas imediações da Escola Secundária da Moita. As vítimas, que sofreram ferimentos ligeiros, não eram alunos da escola e estavam envolvidas em uma rixa entre dois grupos. A GNR interceptou três suspeitos, com idades entre 16 e 22 anos. (Notícia)
Crimes violentos a 27 de Fevereiro de 2025
- Moura: Homem É detido por ter atingido a tiro um desconhecido - A Polícia Judiciária prendeu um homem de 57 anos em Moura, suspeito de tentativa de homicídio, após disparar de raspão na cabeça de um corredor de 51 anos. O ataque ocorreu sem qualquer ligação entre eles, e a investigação levou à apreensão da arma e à detenção do agressor, que tem histórico de abuso de álcool. (Notícia)
Crimes violentos a 2 de Março de 2025
- Homem ferido por tiro chama Uber para o Hospital Santa Maria - Um homem foi baleado na Cova da Moura, na Amadora, na madrugada deste domingo. Ferido, ele seguiu por conta própria para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, solicitando um Uber para receber atendimento médico. (Notícia)
- Dois homens são atingidos a tiro na Amadora durante o domingo de Carnaval - Dois homens foram baleados na Amadora no domingo de Carnaval e levados ao hospital. O primeiro caso ocorreu às 19h50, quando a PSP encontrou um homem ferido nas pernas e costas, transportando-o para o Hospital São Francisco Xavier. Mais tarde, às 21h40, outro homem, atingido na canela, pediu ajuda num posto de combustíveis, mas já havia sido levado por amigos ao Hospital Amadora - Sintra antes da chegada da polícia. A PJ investiga os casos (Notícia)
Crimes violentos a 3 de Março de 2025
- Homem atingido a tiro no bairro de Ramalde, no Porto - Homem de 34 anos baleado no joelho e numa nádega às 7h16 desta segunda-feira. Familiares o levaram ao Hospital de São João, no Porto. (Notícia)
Crimes violentos a 5 de Março de 2025
- Homem assassinado a tiro após desentendimento em baile de Carnaval no Algarve - Um homem de 57 anos foi morto a tiro na madrugada de quarta-feira, após uma rixa em um baile de Carnaval, em Odiáxere, Lagos. A vítima foi atingida por pelo menos dois tiros perto do Clube Desportivo, após uma discussão com o agressor horas antes. (Notícia)
Crimes violentos a 7 de Março de 2025
- Lousada: Suspeito foge da GNR após atropelar militar e disparar perto de escola - Em Lousada, na sexta-feira, um homem atropelou um militar da GNR e disparou perto da Escola Secundária, após uma troca de tiros. O incidente aconteceu durante uma intervenção da GNR a uma ocorrência de agressões, por volta das 15h30. O agressor tentou atropelar o militar duas vezes, que ficou com ferimentos leves. Após os disparos, o suspeito tentou fugir, mas foi detido mais tarde por militares de Penafiel. As circunstâncias da troca de tiros ainda estão a ser investigadas. (Notícia)