Acorda Portugal - chegou a hora!

Autor: Mário Gonçalves
Profissão: Técnico Hoteleiro

 Acorda Portugal - chegou a hora!

Portugal, terra de história gloriosa e conquistas épicas, já foi um gigante dos mares. Os Descobrimentos, liderados por exploradores destemidos como Vasco da Gama e Fernão de Magalhães, marcaram uma era de audácia e coragem. Os nossos ousados marinheiros desvendaram novos horizontes, unindo continentes e culturas. É inegável que este espírito pioneiro e empreendedor corre-nos nas veias.

Portugal sempre foi sinónimo de segurança e hospitalidade. A simpatia e a abertura do povo português são lendárias, e fomos abençoados com uma nação pacífica e acolhedora. A honestidade e a ética no trabalho eram valores fundamentais que impulsionavam o progresso da nossa nação. Com um povo lutador e muito trabalhador, onde a base da sua essência, assenta na honestidade, na resiliência, mas acima de tudo, na vitória.

No entanto, alguns desses valores foram-se perdendo. Olhando para o Portugal de hoje, não podemos ignorar os desafios que enfrentámos, nos quais os que mais preocupam o povo português, são os que menos interessam. Dos quais: quantos géneros existem, implementação ou não de casas de banho mistas e a forma como lidamos com minorias. É tempo de olhar para a maioria e rumar a novos portos.

Por outro lado, Subvenções vitalícias, pagas a políticos condenados por corrupção mancham a nossa reputação e abalam violentamente a confiança no sistema. Impostos que não param de subir e um governo inchado tornam difícil para os portugueses conseguirem prosperar e alcançar os seus sonhos.

Neste sentido, é igualmente preocupante, a postura política apática, das novas gerações. A ideia que os jovens têm da política, não é condenável, visto o que tem acontecido nos últimos anos em Portugal, o que leva os jovens a desacreditar, a desinteressar se e a afastar-se cada vez mais da política, porém, o que muitos não entendem, ou não querem entender, é que a política tem impacto direto nas nossas vidas e não a podemos ignorar.

É fundamental lembrar que a grandeza de Portugal não se perdeu para sempre. A nossa história de superação e coragem deve inspirar-nos a enfrentar os problemas atuais. Não podemos, simplesmente aceitar o que nos dizem, como fiéis vassalos do sistema. Precisamos restaurar a integridade da nossa política, promover um governo eficiente e motivar a participação ativa dos jovens na política. O espírito empreendedor e trabalhador que sempre nos caracterizou deve ser reavivado.

Como diria Francisco Sá Carneiro: “A democracia que não se defende vigorosamente, não tem o direito de sobreviver e um povo que não se insurge não tem o direito de vencer.”

Portugal não está condenado a uma trajetória de declínio. Podemos resgatar a grandiosidade do passado, mas para isso, precisamos de liderança honesta, participação de toda a população, mas em especial, os jovens, porque nós somos o futuro e um compromisso renovado com o bem comum. Chegou a hora de reacender a chama que um dia nos fez gigantes dos mares.

Os portugueses conseguem mais, Portugal merece melhor!

Politicamente Incensurável

Olá! Sou o Politicamente Incensurável, produtor de conteúdos digitais focado em política e economia. Com compromisso com a análise e o compartilhamento de factos, procuro esclarecer e ensinar temas importantes para promover um entendimento crítico e aprofundado.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem