Antes de iniciar à análise da sondagem , é importante destacar que ela foi direcionada exclusivamente aos seguidores do canal PoliticamenteIncensuravel no Instagram. Para contextualizar os resultados obtidos, é fulcral recorrer à sondagem realizada no dia 3/11/2024, que revela a orientação política dos nossos seguidores. - Os apoiantes do CHEGA representam a maior fatia, correspondendo a 60% dos seguidores, seguidos por 23% de apoiantes da Iniciativa Liberal (IL) e 13% da Aliança Democrática (AD). Em contraste, apenas 3% dos seguidores identificam-se com quadrantes de esquerda.
Qual dos 3 líderes é o teu favorito? Trump, Milei ou Bukele?
 |
Trump, Milei ou Bukele - Qual dos 3 é o melhor líder? |
Total de inquiridos: 1921
Sondagem realizada a 5 de Dezembro (Duração de 1 dia)
De acordo com os dados apurados na sondagem, Donald Trump destacou-se como o líder político mais popular entre os inquiridos, obtendo 621 votos (32% do total). Seguiram-se Javier Milei, com 549 votos (29%), e Nayib Bukele, com 499 votos (26%). Por outro lado, 252 pessoas (13%) afirmaram não preferir nenhum dos três líderes apresentados.
Importa novamente contextualizar que esta sondagem foi direcionada aos seguidores da página PoliticamenteIncensuravel, que, segundo a sondagem realizada no dia 3 de novembro, são compostos maioritariamente por pessoas com "alinhamento ideológico à direita" do espectro político português.
A dispersão dos resultados sugere que, mesmo entre um público com tendências ideológicas semelhantes, há divisões significativas nas preferências por diferentes estilos de liderança. Trump lidera, talvez devido à sua experiência como ex-presidente dos EUA, à sua postura anti-woke, e ao facto de ser reconhecido como um líder que conseguiu evitar grandes conflitos bélicos durante o seu mandato (o único presidente dos EUA a não começar uma guerra há mais de 75 anos e a estabelecer acordos no médio oriente). Ao que parece, a temática da guerra, mais concretamente a preocupação com a iminência de uma terceira guerra mundial, parece ser um fator determinante nas escolhas das pessoas atualmente.
Javier Milei, apesar de ser uma figura mais recente no cenário internacional, demonstra uma base significativa de apoio, possivelmente impulsionada pelo seu discurso liberal a nível económico e anti-sistema, que encontra eco em setores que valorizam ideias libertárias. Por fim, Bukele, com a sua abordagem de "mão firme" e foco na segurança, parece atrair aqueles que priorizam a estabilidade e a luta contra o crime.
A principal conclusão desta sondagem é que não há de facto um consenso absoluto sobre um líder favorito, refletindo assim, uma diversidade de prioridades e valores dentro do público da página.
No entanto, na ótica da página, causa-nos surpresa o facto de Nayib Bukele não ter sido eleito como o melhor dos líderes, dado os avanços significativos que ele conseguiu alcançar no seu país, tanto em termos de segurança quanto no desenvolvimento económico e tecnológico.