Sou Monárquico Tradicionalista: em quem devo votar?
Estamos a viver um momento complicado para qualquer monárquico: as Eleições Presidenciais. Este é um ótimo timing para fazer oposição à República, porque o seu chefe máximo, o Presidente, está precisamente a ser escolhido. Ao mesmo tempo, sendo realistas, sabemos que é impossível restaurar a Monarquia em duas semanas. Por isso, impõe-se a pergunta mais difícil: o que vamos fazer? Votar nulo? Ficar em casa? Votar no Manuel João Vieira? Vamos analisar a questão com algum rigor, dentro do possível, focando-nos nalguns parâmetros.
- Mais independente
De facto, pode parecer fácil analisar este parâmetro. O candidato mais independente é aquele que não se candidatou sendo imediatamente apoiado por algum partido. Neste caso, o Almirante Gouveia e Melo ganha, mas bem... Gouveia e Melo situa-se na centro-esquerda, a maioria dos monárquicos são de direita e não concordam com mais de metade daquilo que este senhor faz soar quando abre a boca... Então vamos a outro parâmetro:
- Mais provável de passar à segunda volta
Se tivermos em conta que a maioria dos monárquicos tradicionalistas se situam na "extrema-direita", talvez votar Cotrim, que é de direita, seja uma boa ideia, visto que ele tem, alegadamente, fortes possibilidades de passar à segunda volta. Com todo o respeito, e não querendo parecer um "Velho do Restelo", esse cenário é quase impossível. E de qualquer forma, vamos votar no Cotrim por medo?! Além disso: Cotrim é liberal, e nós passamos a vida a debater e a discordar de quem? Exatamente: dos liberais.
- Mais previsível e estável
Neste quesito, a vitória é do Dr. Luís Marques Mendes. Um velho conhecido da política portuguesa, integrou o seu primeiro governo com 28 anos e é bastante reconhecível devido à sua baixa estatura - todos os portugueses o conhecem. Agora... Olhando para o quesito político, este senhor, que pelos seus 1,61m mais parece um jovem de 12 anos, deixa muito a desejar, sendo a típico candidato de centro "catch-all", mas que se gosta de dizer de direita. De facto, é de CENTRO-direita, mais para o meio do que propriamente para o lado destro. Por isso, vamos continuar à procura de melhor...
- A melhor escolha
Se pelo menos houvesse um candidato com posições autoritárias, que defende o Catolicismo Tradicional, e que é de fora do sistema... Esse candidato é o Dr. André Claro Amaral Ventura!
Na minha leitura, é o único candidato que, vencendo, nos pode agradar mais, pois defende grande partes das nossas bandeiras e posições. A somar a isso, Ventura está em posição de ida à segunda volta em todas as sondagens (exceto naquelas milagrosas com 600 entrevistas da CNN...), o que o torna um ótimo candidato para apostar. André Ventura defende as nossas pautas, e pode levá-las até Belém.
Outra opção é abster-se de votar ou votar nulo escrevendo "Viva El-Rei" no boletim. Ambas as opções me parecem desadequadas, visto que não podemos deixar que o nosso Chefe de Estado seja "esquerdalhado", como diz André Ventura. Mesmo não concordando com o cargo de Presidente da República, ele não pode cair em alguém do sistema que nos odeia, odeia as nossas ideias e odeia a nossa fé. O Dr. André Ventura é o único candidato apto segundo as ideias tradicionalistas.
Em suma, a minha recomendação é clara: votem no Ventura. Podem também votar no Manuel João Vieira, obviamente. Mas eu, pessoalmente, prefiro vinho branco , portanto dispenso. O essencial é que no dia 18 vão votar. Seja a escrever “República é merd*, viva a Monarquia” no boletim, seja a votar no candidato que eu estou a recomendar, seja a votar na Catarina Martins.
