Sondagem PoliticamenteIncensuravel: És a favor da IMPOSIÇÃO do Estado de Vacinas Obrigatórias, como a do COVID por exemplo? - 07/02/2025

Antes de iniciar à análise da sondagem , é importante destacar que ela foi direcionada exclusivamente aos seguidores do canal PoliticamenteIncensuravel no Instagram. Para contextualizar os resultados obtidos, é fulcral recorrer à sondagem realizada no dia 3/11/2024, que revela a orientação política dos nossos seguidores. - Os apoiantes do CHEGA representam a maior fatia, correspondendo a 60% dos seguidores, seguidos por 23% de apoiantes da Iniciativa Liberal (IL) e 13% da Aliança Democrática (AD). Em contraste, apenas 3% dos seguidores identificam-se com quadrantes de esquerda.

És a favor da IMPOSIÇÃO do Estado de Vacinas Obrigatórias, como a do COVID por exemplo?

És a favor da IMPOSIÇÃO do Estado de Vacinas Obrigatórias, como a do COVID por exemplo?

Total de inquiridos: 3118
Sondagem realizada a 7 de Fevereiro (Duração de 1 dia)

De acordo com os dados apurados na sondagem, a opção mais escolhida entre os inquiridos foi "Não, de todo. O indivíduo é livre", com 2213 votos (70,97% dos inquiridos), representando a maioria dos participantes. Em seguida, aparece a resposta "Sim, completamente, pois é para o bem geral", com 629 votos (20,17% dos inquiridos), demonstrando que uma parte menor dos inquiridos apoia a imposição da vacinação obrigatória. Por outro lado, 276 pessoas (8,85% dos inquiridos) indicaram "Não me aprofundei sobre o tema", sendo essa a opção menos escolhida na pesquisa.

Importa novamente contextualizar que esta sondagem foi direcionada aos seguidores da página PoliticamenteIncensuravel, que, segundo a sondagem realizada no dia 3 de novembro, são compostos maioritariamente por pessoas com "alinhamento ideológico à direita" do espectro político português.

A análise dos resultados evidencia que a maioria dos inquiridos posiciona-se contra a imposição estatal de vacinas obrigatórias, como a do COVID, dado que os estudos não são amplamente consensuais. Este posicionamento, fundamenta-se no princípio de que, em tais circunstâncias de desconhecimento perante uma vacina, a liberdade individual deve sobrepor-se à liberdade coletiva, especialmente considerando a possibilidade de efeitos colaterais que possam manifestar-se a longo prazo com a toma de vacinas.

Em contrapartida, uma parcela menor dos inquiridos demonstra apoio à obrigatoriedade das vacinas, dado que acreditam que a implementação das mesmas, é uma medida fulcral para  assegurar a proteção da saúde pública e o bem-estar coletivo. 

Dado o perfil do público da página, é previsível a existência dum certo ceticismo em relação à imposição de uma vacina que não foi amplamente testada e estudada, o que reflete uma desconfiança generalizada quanto à sua segurança e eficácia.

Durante a pandemia, tanto os liberais quanto os conservadores manifestaram forte oposição à obrigatoriedade da vacinação, argumentando que não havia estudos suficientemente robustos para justificar a sua imposição às pessoas e que tal medida violaria princípios democráticos fundamentais, uma vez que o Estado não deveria ter o poder de impor essa decisão aos indivíduos.

No entanto, é relevante destacar que, mesmo entre os seguidores da página, que maioritariamente se identificam como liberais e conservadores, existe uma pequena parcela deste grupo, que ainda não possui uma opinião consolidada sobre o tema e até mesmo, uma parte desse grupo que vota a favor da obrigatoriedade. 

Esta sondagem acaba por ter determinado interesse em ser analisada, dado que era expectável que aproximadamente 83% dos inquiridos rejeitassem esta imposição, o que não aconteceu.

Politicamente Incensurável

Olá! Sou o Politicamente Incensurável, produtor de conteúdos digitais focado em política e economia. Com compromisso com a análise e o compartilhamento de factos, procuro esclarecer e ensinar temas importantes para promover um entendimento crítico e aprofundado.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem