Antes de iniciar à análise da sondagem , é importante destacar que ela foi direcionada exclusivamente aos seguidores do canal PoliticamenteIncensuravel no Instagram. Para contextualizar os resultados obtidos, é fulcral recorrer à sondagem realizada no dia 3/11/2024, que revela a orientação política dos nossos seguidores. - Os apoiantes do CHEGA representam a maior fatia, correspondendo a 60% dos seguidores, seguidos por 23% de apoiantes da Iniciativa Liberal (IL) e 13% da Aliança Democrática (AD). Em contraste, apenas 3% dos seguidores identificam-se com quadrantes de esquerda.
Estarão os portugueses satisfeitos com a vitória de Trump?
No dia 6 de novembro, com a confirmação da vitória de Trump sobre Kamala Harris, a página realizou uma sondagem para avaliar se o seu público ficou satisfeito, insatisfeito ou indiferente em relação aos resultados. O resultado dessa sondagem está ilustrado na figura abaixo.
 |
Estão os portugueses satisfeitos com a vitória de Trump? |
Total de inquiridos: 1968 inquiridos.
Sondagem realizada a 6 de Novembro (Duração de 1 dia)
Como se pode verificar pelo resultado da Sondagem, a maioria dos inquiridos (80,39%) mostrou-se satisfeita com a vitória de Trump, enquanto apenas (8,03%) expressaram insatisfação e 11,59% indicaram indiferença em relação à vitória de Trump / derrota de Kamala.
Importa novamente contextualizar que esta sondagem foi direcionada aos seguidores da página PoliticamenteIncensuravel, que, segundo a sondagem realizada no dia 3 de novembro, são compostos maioritariamente por pessoas com "alinhamento ideológico à direita" do espectro político português.
Estes resultados sugerem que a adesão à vitória de Trump entre os seguidores da página é, em grande parte, influenciada pela sua composição ideológica, que tende a valorizar políticas e posturas associadas ao conservadorismo ideológico e ao liberalismo económico, alinhadas com a figura de Trump. Tais visões coincidem com as preferências da maioria dos eleitores de CHEGA (ora ideológica, ora economicamente), da IL (principalmente na vertente económica, embora possa haver uma ala mais conservadora nos valores) e da AD (embora reduzida, a ala mais à direita do partido) em Portugal.
Esta sondagem, embora não represente a totalidade da população portuguesa, oferece um olhar revelador sobre a perspectiva dos diferentes partidos políticos à figura de Trump.
Trump ou Kamala? Quais os partidos que mais chance teriam de votar num dos candidatos?
Embora de uma forma mais superficial, esta sondagem vai de encontro com o que fora referido na sondagem da Intrapolls (Imagem abaixo), que demonstra que o CHEGA, a IL e o CDS (ala mais conservadora da AD), seriam os partidos que mais estariam inclinados a votar em Donald Trump.
Fonte: Imagem da Intrapolls, retirado da rede social X / Twitter