Antes de iniciar à análise da sondagem , é importante destacar que ela foi direcionada exclusivamente aos seguidores do canal PoliticamenteIncensuravel no Instagram. Para contextualizar os resultados obtidos, é fulcral recorrer à sondagem realizada no dia 27/02/2025, que revela a orientação política dos nossos seguidores. - Os apoiantes do CHEGA representam a maior fatia, correspondendo a aproximadamente 61% dos seguidores, seguidos por cerca de 22% de apoiantes da Iniciativa Liberal (IL) e em torno de 14% da Aliança Democrática (AD). Em contraste, sensivelmente 3% dos seguidores identificam-se com quadrantes de esquerda.
Deveria Luís Montenegro demitir-se?
 |
Deveria Luís Montenegro demitir-se? (Antes e Depois da Entrevista em %) |
 |
Deveria Luís Montenegro demitir-se? (Antes e Depois da entrevista em termos absolutos)
|
Total de inquiridos: 3138 (Azul) & 1823 (Laranja)
Sondagens realizada a 28 de Fevereiro (Azul) e 02 de Março(Laranja) - (Duração de 1 dia)
De acordo com os dados apurados na sondagem, a opção mais escolhida entre os inquiridos foi "Sim", com 45,75% dos votos após a entrevista, representando uma ligeira subida face aos 42,89% registados antes da mesma. Em seguida, surge a resposta "Não", com 39,39% dos votos após a entrevista, uma ligeira descida em relação aos 41,30% registados anteriormente. Por outro lado, a opção "Não sei/Não tenho opinião" manteve-se praticamente estável, passando de 15,81% antes da entrevista para 14,87% depois, mostrando que a entrevista teve um impacto reduzido na redução do desconhecimento dos inquiridos.
Tal como se pode verificar através do resultado destas sondagens e através da imagem acima, a entrevista contribuiu para uma pior imagem mediática de Luís Montenegro, reforçando a percepção negativa entre os que já defendiam a sua demissão. Ao invés de esclarecer dúvidas ou fortalecer a sua posição, a sua intervenção na entrevista, gerou ainda mais incerteza ou, no mínimo, não conseguiu reverter opiniões desfavoráveis.
No geral, a entrevista não surtiu o efeito desejado e fragilizou ainda mais a sua posição.