Sondagem PoliticamenteIncensuravel: Se fosse hoje em quem votarias? - 27/02/2025

Com o objetivo de avaliar a evolução das preferências eleitorais entre os seguidores da página PoliticamenteIncensuravel, foi realizada uma nova sondagem para identificar possíveis mudanças desde a última sondagem realizada a 3 de novembro de 2024.

A iniciativa pretende traçar um perfil político atualizado da comunidade, analisando quais partidos ganharam ou perderam apoio ao longo dos últimos meses. O inquérito surge num momento de crescente debate político, onde as dinâmicas partidárias podem refletir mudanças na percepção do eleitorado.

Os resultados desta nova sondagem serão fundamentais para compreender a tendência dos seguidores e avaliar se há uma consolidação das preferências ou uma redistribuição dos votos entre diferentes forças políticas. 

Esta sondagem, à semelhança da realizada no dia 3 de novembro, servirá como base para a interpretação das diversas sondagens promovidas pela página. Como a análise das preferências partidárias do nosso eleitorado é um elemento central na leitura dos inquéritos que realizamos, dado sermos uma página com um eleitorado predominantemente de direita, esta atualização permitirá ajustar e contextualizar os resultados obtidos em futuras sondagens.

Se fosse hoje em quem votarias?

Total de inquiridos: 3403
Sondagem realizada a 27 de Fevereiro (Duração de 1 dia)

De acordo com os resultados da sondagem, 60,74% dos seguidores da página identificam-se com o partido CHEGA, enquanto 22,16% expressaram intenção de voto na Iniciativa Liberal. A Aliança Democrática (PSD/CDS) reúne o apoio de 14,19% dos inquiridos, enquanto os partidos de esquerda portugueses (PS, PCP, BE, LIVRE e PAN) somam, no conjunto, 2,91% das preferências.

Comparação com a sondagem de 03/11/2024

Variação do eleitorado da página PoliticamenteIncensuravel

A análise comparativa das duas sondagens revela um crescimento significativo do eleitorado de centro-direita (AD) (+8,51% = +111 votos) entre os seguidores da página. Em contrapartida, a maior perda de apoio verificou-se entre o eleitorado de esquerda (-12,90% = +4 votos) .

O apoio ao CHEGA registou um ligeiro aumento (+0,75% = +353 votos), enquanto a Iniciativa Liberal apresentou uma descida mais acentuada (-4,87% = +92 votos) do que a subida observada no CHEGA.

Do ponto de vista da página, seria expectável um crescimento do eleitorado de esquerda, tendo em conta a defesa de valores libertários e a primazia da liberdade individual no contexto social. No entanto, continua a verificar-se uma considerável dificuldade em atrair pessoas deste quadrante político, dado à radicalização da esquerda.

Politicamente Incensurável

Olá! Sou o Politicamente Incensurável, produtor de conteúdos digitais focado em política e economia. Com compromisso com a análise e o compartilhamento de factos, procuro esclarecer e ensinar temas importantes para promover um entendimento crítico e aprofundado.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem