Sondagem PoliticamenteIncensuravel: Se fosse hoje em quem votarias? - 19/04/2025

Com o objetivo de avaliar a evolução das preferências eleitorais entre os seguidores da página PoliticamenteIncensuravel, foi realizada uma nova sondagem para identificar possíveis mudanças desde a última sondagem realizada a 27 de fevereiro de 2025.

Importa salientar que, até à realização da sondagem de 27 de fevereiro de 2025, os resultados das sondagens apresentadas pela página relativamente a diversos temas, tinham como base a sondagem efetuada a 3 de novembro de 2024 - sondagem esta que permitiu identificar os partidos com os quais os seguidores da página mais se identificavam.

Breve Resumo da Variação das Sondagens de 03/11/2024 e 27/02/2025

Neste contexto, conforme analisado num artigo previamente elaborado (Artigo "Sondagem PoliticamenteIncensuravel: Se fosse hoje em quem votarias? - 27/02/2025"), onde de forma resumida, se observou que entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, a página registou um crescimento significativo de seguidores identificados com a Aliança Democrática (AD), seguido de um aumento no número de apoiantes do partido CHEGA, tendo paralelamente, verificado uma diminuição no número de seguidores associados à Iniciativa Liberal e aos partidos da Esquerda (PS, LIVRE, BE, PCP, PAN). 

Esta variação, embora possa ter sido resultado do acréscimo de seguidores da página entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, acreditamos que esta mudança se deva à mudança partidária dos seguidores da página, dado que o conteúdo e as temáticas partilhadas pela página têm-se mantidas constantes, ao longo do tempo.

Sondagem Atual de 19/04/2025

Os resultados desta nova sondagem serão fundamentais para compreender a tendência dos seguidores e avaliar se há uma consolidação das preferências ou uma redistribuição dos votos entre diferentes forças políticas. 

Esta sondagem, à semelhança da realizada no dia 27 de fevereiro, servirá como base para a interpretação das diversas sondagens promovidas pela página. Como a análise das preferências partidárias do nosso eleitorado é um elemento central na leitura dos inquéritos que realizamos, dado sermos uma página com um eleitorado predominantemente de direita, esta atualização permitirá ajustar e contextualizar os resultados obtidos em futuras sondagens.

Se fosse hoje em quem votarias?

Total de inquiridos: 5264
Sondagem realizada a 19 de Abril (Duração de 1 dia)

De acordo com os resultados da sondagem, 60,18% dos seguidores da página identificam-se com o partido CHEGA, enquanto aproximadamente 18,47% expressaram intenção de voto na Iniciativa Liberal. A Aliança Democrática (PSD/CDS) reúne o apoio de 18,62% dos inquiridos, enquanto os partidos de esquerda portugueses (PS, PCP, BE, LIVRE e PAN) somam, no conjunto, 2,74% das preferências.

Comparação com a sondagem de 27 de fevereiro de 2025

Variação do eleitorado da página PoliticamenteIncensuravel

A análise comparativa das duas sondagens revela um crescimento INÉDITO do eleitorado de centro, centro-direita (AD) (31,17%) entre os seguidores da página.

Em contrapartida, a maior perda de apoio verificou-se entre o eleitorado da Iniciativa Liberal (-16,66%) . O eleitorado da esquerda denota a segunda maior queda, com uma descida um pouco acentuada (-5,97%) e o CHEGA demonstra uma ligeira descida (-0,92%). 

Importa realçar que esta sondagem manteve a sua relação de seguidores e não seguidores da página a visualizarem / votarem, praticamente constante. A sondagem de 27 de fevereiro de 2025 teve apenas 0,4% de pessoas que viram a história para votar nesta sondagem, enquanto que a sondagem de 19 de abril teve 0,6% de não seguidores a verem esta história e eventualmente votarem, não sendo assim substancialmente relevante para afirmarmos que pode ter havido adulteração de resultados.



Politicamente Incensurável

Olá! Sou o Politicamente Incensurável, produtor de conteúdos digitais focado em política e economia. Com compromisso com a análise e o compartilhamento de factos, procuro esclarecer e ensinar temas importantes para promover um entendimento crítico e aprofundado.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem