Vandalismo de Extrema-Esquerda na Portela de Sacavém: prédios grafitados com mensagens políticas contra Chega, Israel e mensagens anti-polícia.

O relato a seguir, elaborado por "Paulo" (nome fictício), mostra, com fotos, todos os detalhes do vandalismo ocorrido na Portela de Sacavém há uns dias atrás.
Dado não ter sido realizada nenhuma ação por parte das entidades competentes, Paulo sentiu a necessidade de tornar isto público, tendo por isso contactado a página PoliticamenteIncensuravel para tornar o caso público. 

Mensagem do "Paulo"

"Na noite de 8 para 9 deste mês (outubro 2025), houve um ato enorme de vandalismo aqui na zona da Portela de Sacavém durante a noite. No dia seguinte, quando fui fazer o meu exercício diário no parque de calistenia, vi que a rua absolutamente toda, tinha sido completa e totalmente grafitada... Todos os prédios (mando apenas algumas e poucas fotos pois as grafitis eram tantas que para enviar tudo teriam de ser dezenas e dezenas de fotos) estavam vandalizados com a mesma tinta azul, e lia-se entre várias outras coisas, maioritariamente "Fuck Chega", "Fuck Israel", "ACAB" e "1312".

Parede grafitada/vandalizada com FCK Israel

Parede grafitada/vandalizada com ACAB (All Cops Are Bastards) e Fuck Israel


Parede grafitada/vandalizada com Fuck CHEGA


Parede grafitada/vandalizada com Gaza with Love e contas de Instagram alegadamente responsáveis pelos crimes

Um dos prédios tinha sido todo e completamente pintado de novo na semana anterior... e agora encontra-se completamente vandalizado. O meu prédio eu já pintei (temos um balde de tinta com a mesma cor precisamente para quando há coisas deste género e no dia seguinte fui sozinho tratar de tudo), mas todos os restantes continuam no estado que se vê nas fotos.

Não foi apenas na Rua que se vê nas fotos mas numa das Avenidas principais da Portela também. Em cima disto, também tentaram retirar o cartaz do candidato do Chega a Loures que estava num dos postes, que se pode ver no vídeo, mas depois de várias tentativas por estar alto não tiveram sucesso.

Agora a questão interessante (como melhor eufemismo que consigo encontrar) : estes cinco franceses/brasileiros (sei as suas nacionalidades pois pode ouvir-se nos vídeos a falarem entre si, um é meio francês meio brasileiro, e penso que outro também será o mesmo), foram tão inteligentes que...assinaram com as suas contas pessoais de Instagram numa das paredes...(!) sim, parece algo saído do Gato Fedorento mas é real, e podem ver numa das fotos isso mesmo. 

Por sorte, eu fui imediatamente ver apenas por curiosidade, honestamente não acreditei que alguém tivesse capacidades cognitivas tão baixas a esse ponto, mas mal fui pesquisar lá estava tudo... tinham tudo nas "stories" ! E como ainda não tinham passado 24 horas apanhei rigorosamente TUDO nas próprias stories de todos eles... chegaram mesmo a identificarem-se mutuamente, e pode ver-se todos eles de latas na mão a grafitar tudo, a tentar destruir e retirar o cartaz do Chega, etc...

Chamei obviamente a PSP ao local a quem passei todas as fotos, e eles próprios viram as stories. Disseram que eram "apenas" um caso de vandalismo, mas eu alertei que a partir do momento em que está escrito "Fuck Chega" ou "Fuck Israel" e claro "ACAB" já se consagra em crime de ódio...mais, é destruição da via pública e propriedade tanto privada como pública.

Por isso venho pedir que divulguem estas imagens e tentem fazer algum tipo de justiça. Se estas pessoas não forem alvo de justiça que sirva pelo menos para dissuadir outros."





------------------------


Nota editorial da página PoliticamenteIncensuravel

O seguidor "Paulo" enviou-nos mais imagens, fotos e até vídeos das pessoas que cometeram estes atos de vandalismo, materiais que demonstram claramente a prática destes crimes, já que, como referido por "Paulo", os próprios autores dos crimes publicaram nas suas redes sociais. A divulgação deste caso tem como único objetivo mostrar que, trantando-se de crimes de vandalismo, e dado que Paulo possui provas que já foram apresentadas à polícia, os responsáveis podem ser identificados e eventualmente responsabilizados pelos custos associados aos seus atos.





Politicamente Incensurável

Olá! Sou o Politicamente Incensurável, produtor de conteúdos digitais focado em política e economia. Com compromisso com a análise e o compartilhamento de factos, procuro esclarecer e ensinar temas importantes para promover um entendimento crítico e aprofundado.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem